Alimente-se de três em três horas!!!

Fala pessoas, tranquilo? Hoje vamos falar sobre comer fracionadamente. Com certeza você já deve ter ouvido alguém dizer: Alimente-se de três em três horas, que é bom para ter menos barriga e tal, e realmente é verdade. Mas dá para fazer isso com a correria que é o nosso dia? Talvez você diga: “Tem como não, eu trabalho, faço faculdade, to na rua o dia todo”.

Bom eu acredito que dá para comer de 3 em 3 horas sim (e por experiência própria). Concordo em dizer que nem sempre dá para fazer isso, sempre vai ter aquele dia que você agarrou no serviço e nem se lembrou ou teve tempo de comer… Por isso, terá q se esforçar para conseguir tornar a sua alimentação uma rotina. E para te mostrar que  vale o esforço, vou explicar um pouco sobre o porquê de se alimentar assim e falar algumas estratégias de como conseguir isso. Vamo q Vamo!!!

Por que comer fracionadamente?

alimente-se de três em três horas

Não sou nutricionista para entrar em detalhes, mas é uma questão meio que de lógica. Se você se alimentar várias vezes ao dia em pequenas refeições (6 ou 7 refeições ao dia), você estará mantendo seu metabolismo acelerado, o que leva a um gasto de energia maior para o processo digestivo. Agora se você só almoça e janta, com certeza vai ficar varado de fome e vai encher o prato tipo um “psicopata do consumo alimentício”…rs (inventei o termo mas é por ai mesmo) e automaticamente você vai gerar um grande estoque de gordura. E advinha em que local do corpo é mais provável que essa gordurinha se instale? Nessa “gelatina” aí que você chama de barriga.
Outro bom motivo para se alimentar com frequência durante o dia é q assim vc estará evitando as chances de adquirir uma gastrite e até uma úlcera (deve doer demais!). Mesmo ficando horas sem comer o nosso organismo continua funcionando normalmente, então quando vc sente fome, quer dizer q seu estômago está se preparando para receber alimentos. Logo, ele produz o ácido clorídrico q ajuda na digestão. Com o seu estômago vazio vc já sabe quem o ácido vai atacar né? Sim, seu próprio estômago. E como falei, a longo prazo o estrago pode ser grande (úlcera).

Então vamos às dicas básicas:

Coma pequenas porções: Eu disse PEQUENAS porções. Claro que no almoço você não vai comer duas folhas de alface. Coma direito para encher e nutrir, acho que não preciso nem dizer que o ideal é procurar um nutricionista, mas nas refeições intermediárias no meio da tarde, tenha sempre alimentos fáceis como frutas, barrinhas de cereal e bolachas na bolsa ou mochila;

Tenha os horários em mente: Nem vem dizer que não tem jeito que tem sim. Veja como são os intervalos do seu dia (trabalho/faculdade) e aproveite-os para comer. Tenha disciplina que rápido você consegue se adaptar a comer nos horários certos. No meu trabalho, às vezes como uma barrinha de cereal no meio da manhã, e como posso ir ao refeitório, fica mais fácil e tranquilo lanchar;

Troque os alimentos: Essa dica eu me lembro do cardápio oferecido nas escolas, hoje em dia só tem coca-cola, o famoso chipão, frituras e doces né? Então, e agora o q comer? Pô, você tem q ter bom senso. Se vai comer salgado, prefira os assados do que os fritos, ou leve de casa se realmente só tiver gordura na cantina do colégio. Prefira também comprar sucos naturais ou de caixinha no lugar do refri.

Bom é isso aí, eu não estou simplesmente dizendo “coma certinho”, sei que não é fácil manter um ritmo nessa correria que é a vida de todo mundo, mas essas dicas são mais uma questão de bom senso mesmo, não é por ter a vida corrida que você chuta o balde e come porcaria e fala que a culpa é do sistema que te obriga a trabalhar demais e não te resta tempo para se cuidar. Se dizem que existe o jeitinho brasileiro para tudo, num é possível que para a sua saúde não tenha jeito algum.

Valeu a todos por lerem esse post, comentem, façam sugestões… ATE+


Bookmark e Compartilhe


4 Comments

  1. lucimar maio 11, 2013 1:45 am  Responder

    adorei a maneira que vc colocou o assunto de tres em tres horas, foi bem objetivo, esclarecedor e consientizador, o seu humor é muito agradavel, legal obrigada

    • charles maio 13, 2013 8:46 pm  Responder

      Oi Lucimar tudo bem? Muito obrigado pelo elogio. Tento sempre ser mesmo objetivo e brincar um pouco com o assunto para tornar-lo agradável.

  2. Silvana outubro 13, 2013 7:56 am  Responder

    Olá,

    Sempre achei massante comer de 3 em 3 horas, mas com sua explicação mudei de ideia. Vou tentar. Obrigada e Parabéns pelo artigo.

    • charles outubro 15, 2013 5:21 pm  Responder

      Silvana seu tipo de comentário é o que me motiva a escrever…rs Fico feliz por influência positivamente.

      Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *