Afine a cintura brincando com bambolê!

bambolê

Ola Pessoal! Como sempre estou com a semana corrida. Mas sempre tem uns minutos para mais uma dica de atividade física. Hoje é sobre o bambolê, brincadeira antiga que muitos brincavam na infância e que hoje já é usado em muitas academias em todo o mundo para ajudar a afinar a cintura e perder gorduras localizadas.

Curiosamente, de onde veio o bambolê?‎

O bambolê foi criado no Egito há três mil anos e era feito com fios secos de parreira. As crianças egípcias imitavam com os bambolês as artistas que dançavam com aros em torno do corpo.

bambolê

O bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos Estados Unidos em 1958. Foi uma criação dos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, que trouxeram a idéia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura. O brinquedo foi batizado de hula hoop e eles venderam 25 milhões de unidades em apenas quatro meses. No mesmo ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou o hula no Brasil, com o nome tirado do verbo “bambolear” (gingar).

Na Inglaterra, o brinquedo era feito de madeira ou ferro – o que o tornava perigoso – foi até chamado de aro mortal. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bambol%C3%AA

Dá mesmo para perder peso e afinar a cintura com bambolê?

Bambolear tem sim suas vantagens. Cada exercício físico tem seus benefícios variados se você souber trabalha-los bem é claro.

Benefícios:

O bambolê trabalha toda região abdominal: Ajuda e muito na definição da barriga, um ótimo complemento para as abdominas e exercícios aeróbicos que você já faz.

Um exercício de pouco impacto: Na verdade praticamente nulo, talvez uma solução para quem tem problemas com articulações e atividades mais intensas.

Um ótimo aliado a dança: O bambolê trabalha o gingado e ajuda a soltar a cintura daquela pessoa durona meio robótica que quer aprender a dançar mas não nasceu com o dom para coisa.

Desenvolve coodernação, equilíbrio e concentração: O movimento circular exige deixar a barriga tensionada e que nos concentremos na região abdominal. Algo que exige concentração o tempo todo.

 


Bookmark e Compartilhe


2 Comments

  1. Daiana março 1, 2013 3:32 am  Responder

    Brincar de bambolê é muito divertido e difícil! Olhando até parece ser fácil, brincadeira de criança, mas qdo vc pega pra tentar nossa! Surpreende com a dificuldade de mantê-lo girando na cintura sem deixar cair e ainda por cima cansa! Dá pra suar!
    Muito bom! =)

    • charles março 4, 2013 5:33 pm  Responder

      É verdade Daiana, é tipo pular corda, tem que desenvolver ritimo. Mas em pouco tempo o movimento fica natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *