Você sabe o que é gordura trans?

A gordura trans é um tipo de gordura formada por um processo industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente. Gordura hidrogenada não é o mesmo que gordura trans, mas sim um tipo específico de gordura trans produzida na indústria. Há ocorrência de gordura trans em carnes e leites, mas em pequenas quantidades. Essa gordura, estranha ao nosso organismo (não é natural dele) é adicionada a diversos alimentos para aumentar seu tempo de prateleira, sabor, textura e crocância. Tudo isso porque ela apresenta características que lhe conferem estabilidade.

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Onde a gordura trans se encontra?

Está presente em diversos alimentos: bolos, biscoitos, salgadinhos fritos e batata chips, chocolates, pipocas de microondas, margarinas, sorvetes, sanduíches (Big Mac), etc.

Problemas que esse tipo de gordura pode causar

Proibida na Dinamarca e na Suíça, seu consumo excessivo ocasiona aumento do colesterol ruim (LDL) e diminuição do bom (HDL), que como conseqüência pode levar à obesidade, dificuldade na passagem do sangue pelas artérias devido ao acumulo de gordura, diabetes, facilidade de contrair inflamações, câncer de mama, etc. E não há estudos/evidências que mostrem benefícios pelo consumo de gorduras trans.

Dá para evitar seu consumo?

gordura_trans“A gordura trans não é sintetizada pelo organismo e, por isso, não deveria ser consumida nunca. Mas, como isso é quase impossível, o Ministério da Saúde determinou que é aceitável consumir até 2g da gordura por dia, o que equivale a quatro biscoitos recheados. Mesmo tendo isso em mente, um dos grandes problemas para o consumidor é conseguir perceber com clareza quanta gordura trans existe em cada alimento. “A Anvisa determinou que, quando uma porção do alimento possuir até 0,2% da gordura, o rótulo pode dizer que o produto não tem gordura trans, o que não é verdade”, explica Samantha Andrade. Ou seja, se a embalagem traz os valores referentes à porção de dois biscoitos e esses contiverem 0,2g de gordura trans, o fabricante pode afirmar que o produto é livre dela. Mas, na verdade, se uma pessoa comer 20 biscoitos terá consumido os 2g da gordura. “Por isso, o melhor jeito do consumidor ter certeza do que está comprando é verificar a lista de ingredientes para checar se não existe gordura vegetal hidrogenada na composição do produto”, ensina a nutricionista.”

Trecho retirado do site: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/gordura-trans-471120.shtml

Portanto a dica é evitar ao máximo os alimentos industrializados ricos em gorduras trans. Sim, eu sei que eles são os mais deliciosos e irresistíveis, mas vale a pena um esforço para não abusar demais da sua saúde não é mesmo?!


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