Você sabe como evitar e tratar as varizes?

Olá gente, beleza? O assunto de hoje é como evitar e tratar as varizes, um enorme problema de fator hereditário e também relacionado ao peso. O primeiro fator não se pode evitar, afinal se sua mãe ou pai tem há chances de você também desenvolver.

Mas se você é um gordinho sedentário saiba que é bom se preocupar com seus hábitos e valores, pois além do problema estético que deixa a pernas feias e cheias de labirintos azulados, as varizes são perigosas e, se não tratadas, podem agravar e até levar à complicações graves.

Então é crucial entendê-las, por isso preparei um material abaixo para tirarmos as dúvidas.

varizes prevencao e tratamento

O que são as tais varizes de fato?

Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos.

As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele. Fonte:http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/varizes/

Abaixo um curto vídeo, ilustrando o processo de formação dessas veias dilatadas:

Como saber se tenho esse problema?

Geralmente o problema é visível e muito fácil de identificar. Percebe-se claramente alguns vasinhos ou veias maiores que podem ser as varizes. E Como citei no início do post é um problema hereditário e associado à sobrecarga de peso. Vocês mulheres sabem que é um problema muito comum, pois se você não tem, provavelmente conhece alguém que tenha. Recentemente um amigo meu fez uma cirurgia, e minha mãe, por exemplo, já fez umas 4 vezes. Acreditam?

Como evitar?

Existem cuidados como, manter o peso, evitar fumar, evitar ficar horas na mesma posição seja em pé ou sentado. Enfim o negócio é fazer com que o sangue circule.

Por isso é fundamental fazer exercícios físicos principalmente os que trabalham a região da panturrilha como: Pular corda, correr, caminhar, alongar, etc.

Tratamento

Em casos mais simples é possível injetar drogas para necrosar as veis, evitando a condução de sangue. E em outros casos o ato cirurgico para remoção das mesmas é o mais viavel.

Pode mesmo matar?

Você já ouviu falar da trombose não é? Coágulos que bloqueiam o fluxo sanguíneo. Pois bem, as varizes podem causar a trombose e rapidamente te levar a morte em poucos minutos. (Cabulosissimo nessa pessoal, bem tenso)

 Bom, por último achei esse outro vídeo explicativo, com dúvidas e mitos sobre o assunto.


Bookmark e Compartilhe


5 Comments

  1. Daiana janeiro 14, 2013 11:57 pm  Responder

    Estou torcendo pra conseguir driblar a hereditariedade…Minha mãe tem muitas varizes, e eu tenho percebido pequenos vasos “estranhos” em minhas pernas….Para isso pulo corda, caminho e corro….Além de ficar saudável, manterei essas varizes longe de mim!

  2. Daiana janeiro 15, 2013 2:31 am  Responder

    E quem diria q é mito a história de que quem tem problemas com varizes tem q evitar usar salto alto e calça jeans apertada!!!

    • charles janeiro 15, 2013 4:30 pm  Responder

      Eu não sabia q existia esse mito, até ver o vide também.

  3. Naziel janeiro 15, 2013 8:35 pm  Responder

    Passei por uma cirurgia… meu caso é genético e por obesidade a qual eu sofria na infância, mas para quem não está dentro deste quadro, previnir é melhor que remediar rsrs

  4. mira agosto 15, 2015 10:39 pm  Responder

    ola gostaria de saber se vcs teria alguma sugestao para eu fazer uns exercicios adequdo pro meu problema? pois adoro pular corda tenho 48 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *