Informações e cuidados sobre hipertensão!

“Pressão alta é sinal de perigo.Este foi o titulo de um folheto que achei sobre hipertensão num posto de saúde aqui perto de casa. E vi que era um bom tema para compartilhar com vocês aqui no blog. Então segue abaixo informações sobre o controle de sua pressão.

sobre hipertensao

O que é hipertensão ou pressão alta:

O coração bombeia sangue para todos os órgãos do corpo, através de tubos chamados artérias. A tensão gerada na parece das artérias é denominada pressão arterial. A hipertensão arterial ou “pressão alta” é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90 mhg) ou (14/9), o que pode causar inúmeros problemas.

O que faz mal para sua pressão:

Má alimentação: Ingestão excessiva de sal e gorduras predispõem o aumento da pressão arterial, aumentando o nível de colesterol, que também causa doenças cardíacas.

Obesidade: Pessoas com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. Procure saber qual é seu peso normal em relação a sua idade, altura e sexo. Se tiver acima, consulte seu médico sobre um programa de exercícios e dieta saudável.

Diabetes: Quem tem diabetes pode sofrer de hipertensão. Essa combinação aumenta os riscos de doenças cardíacas e renais.

Idade: Quem tem mais de 35 anos deve controlar sempre sua pressão, pois o risco aumenta com a idade.

Raça: Pessoas de raça negra têm mais propensão à pressão alta.

História familiar: Se na sua família há casos de hipertensão, você pode ter tendência ao problema. Comunique a seu médico.

Abuso de álcool: Estudos demonstram que o abuso de álcool pode estar associado à pressão alta. O significado de “abuso” pode diferenciar de pessoa para pessoa, dependendo do peso, hábitos alimentares e hereditariedade. De qualquer maneira, recomenda-se moderação.

Vida sedentária: A falta de exercícios regulares aumenta a probabilidade de excesso de peso, significando um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.

Cigarro: O hábito de fumar é um fator de risco para a elevação da pressão arterial.

Como controlar sua pressão e ter uma vida saudável, sem riscos:

  • Alimente-se bem. Prefira saladas, legumes, alimentos preparados com pouca gordura e pouco sal.
  • Faça exercícios físicos constantemente. Prefira escadas as invés do elevador, caminhe mais, escolha uma atividade física de sua preferência. Uma caminhada de 30 minutos por dia já reduz o risco de pressão alta.
  • Não fume
  • Minimize o uso de álcool.
  • Mantenha seu peso ideal.
  • A tensão do dia-a-dia também pode elevar sua pressão arterial. Encontre sua maneira de viver com mais qualidade e menos estresse.
  • Controle sua pressão periodicamente. Vá a um médico ou a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. Anote em cartão de controle para ver se não estão ocorrendo alterações.

Fonte: SUS

Abaixo achei essa animação em vídeo para auxiliar no entendimento:


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